Ecoturismo Comunitário

 
Baseado nos princípios da economia solidária, o turismo de base comunitária se apresenta como alternativa aos projetos de turismo convencional, como uma oportunidade importante de atividade integrada à valorização de práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais e da promoção da interculturalidade.A experiência de facilitar e mediar a interação entre visitantes e comunidades ribeirinhas decorre da prática constante de receber parceiros e financiadores para viagens de trabalho que começou ainda em 1987 e desde lá estrutura ações no campo do ecoturismo comunitário em conjunto com as comunidades.Em 2001, foi organizada a primeira expedição, em parceria com o Projeto Bagagem. Desde então o PSA ampliou a atividade e hoje oferece vários roteiros e organiza também pacote de viagens. Nestes roteiros, pequenos grupos de turistas (de 10 a 16 pessoas) têm a oportunidade de conhecer um pedaço da Amazônia paraense a partir da cidade de Santarém, navegando pelos rios Tapajós e Arapiuns e visitando algumas comunidades.

O Saúde e Alegria elabora os roteiros, mobiliza as comunidades, orienta o planejamento, realiza atividades de qualificação, mantém a relação com os parceiros e cuida da logística e da administração das viagens.

Conheça mais detalhes sobre o ecoturismo comunitário no vídeo, e os roteiros oferecidos e as comunidades envolvidas visitando o site: turiarteamazonia.wordpress.com/.