Programas

O programa é a base social e política do trabalho realizado pelo Projeto Saúde e Alegria. A partir da lógica das comunidades e dos cenários socioambientais o programa conduz ações fortalecendo a autogestão de suas representações.

A ocupação na região é tomada de forma desordenada e vem sendo constantemente ameaçada pela exploração ilegal da madeira e pela expansão do agronegócio. A grilagem de terra e os conflitos territoriais contribuem para o aumento do desmatamento, transformando a região em zona de grande disputa politica e territorial entre diversos atores sociais.

Diante do cenário, o PSA contribui através da assessoria que realiza as lideranças locais para que os povos da floresta possam se apropriar de seus territórios a partir do fortalecimento das organizações que integram os Assentamentos, Glebas e Unidades Conservação. Apoiar as bases locais é colaborar no controle social das politicas públicas, na defesa de suas terras e no bom manejo de seus recursos naturais para que possam ter viabilidade econômica, social e ambiental de suas áreas.

As iniciativas contemplam a Gestão Comunitária e o Mapeamento Participativo, ações que contribuem com a permanência das comunidades com direitos assegurados.

 

Mapeamento Participativo

O mapeamento participativo serve de apoio para que as lideranças comunitárias possam melhor gerir o território onde moram. O documento é uma ferramenta estratégica no combate à grilagem e a apropriação indevida dos recursos naturais, além de servir de base para o ordenamento territorial, regularização fundiária e aplicação de políticas públicas mais adaptadas para a realidade da região.

SAIBA MAIS

Floresta Ativa

Agrega um conjunto de práticas e soluções adaptadas para o desenvolvimento territorial integrado, que visa gerar benefícios diretos à população tradicional envolvida e servir de referência em tecnologias socioambientais replicáveis para Unidades de Conservação da Amazônia.

SAIBA MAIS

Gestão Comunitária

A gestão comunitária é uma das iniciativas que está presente nas mais diversas atividades desenvolvidas nos projetos realizados pelo Saúde e Alegria. O trabalho consiste em assessorar grupos de lideranças e as diversas comissões locais para a gestão das iniciativas implantadas, através da elaboração de Planos de Desenvolvimento Local.

SAIBA MAIS