Gestão Comunitária

Desenvolvimento Territorial

O programa integra todas as iniciativas do Saúde e Alegria fortalecendo os diversos grupos comunitários envolvidos com o projeto. O trabalho consiste em assessorar grupos de lideranças, jovens, mulheres, professores, parteiras, agricultores familiares, e as diversas comissões locais para a gestão das iniciativas implantadas, através da elaboração de Planos de Desenvolvimento Local. Oficinas e seminários sobre os direitos sociais e a ampliação do senso de cidadania são atividades implementadas junto às comunidades.

Mesmo após a elaboração dos Planos de Desenvolvimento o PSA acompanha o desenvolvimento das ações nos territórios no sentido de orientar e fortalecer as representações localizadas nos Assentamentos, Glebas e Unidades de Conservação da região, além de apoiar a criação de novos movimentos e organizações comunitárias, no intuito de contribuir para o acesso às políticas públicas e à viabilização econômica, social e ambiental de suas áreas.

Exemplo disso é o apoio à criação e regularização jurídica de associações comunitárias e a assessoria permanente às Organizações de Representação Intercomunitárias como a Federação das Comunidades da Floresta Nacional do Tapajós, a Tapajoara – Organização das Associações da Resex Tapajós/ Arapiuns, a Federação do Lago Grande, além de parcerias com Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Santarém e Belterra.

Estas organizações também compõem o conjunto de representações comunitárias que sustentam a gestão participativa das ações do PSA, sendo parceiras nas atividades implantadas nas comunidades.

Projetos Relacionados