Circo Mocorongo

Educação e Comunicação

“E o palhaço o que é?” Nas comunidades onde o Projeto Saúde e Alegria atua, o palhaço é artista, mas também é médico, agrônomo, jornalista e através do teatro mambembe educa e ensina.

Em meio às lendas que povoam o imaginário do povo ribeirinho, o Circo Mocorongo encena uma história real: a melhoria da qualidade de vida por meio de um remédio precioso composto de doses de sorriso, alegria e educação difundindo o lema que permeia o PSA “Saúde, alegria do corpo, alegria, saúde da alma”.

No Circo Mocorongo o lúdico desperta o desejo de aprendizagem e envolve a comunidade no processo de criação coletiva. É durante as encenações e representações sociais que a comunidade descobre o potencial transformador da realidade local, promovido pela comunidade durante um encontro consigo mesma.

Nas visitas às comunidades, educadores e moradores discutem os conteúdos por meio de brincadeiras, dinâmicas de grupo, jogos de cooperação. O resultado é construção de materiais pedagógicos, esquetes, músicas, poesias e apresentações teatrais, culminando num espetáculo ao final das programações, representativo do aprendizado e da difusão dos conteúdos com a própria linguagem comunitária.

Projetos Relacionados