Jovens Empreendedores no Tapajós

Educação e Comunicação

Inovar e buscar soluções criativas são algumas das características do empreendedor, e para aguçar o olhar para novas oportunidades o Saúde e Alegria, em parceria com a Fundação Telefônica, desenvolvem o projeto Jovens Empreendedores no Tapajós.

Em formato de curso, o projeto visa despertar no jovem o interesse em buscar e desenvolver soluções aos problemas e desafios que são postos as comunidades. Este é o diferencial da formação, incentivar os jovens a agir localmente criando possibilidades empreendedoras socioeconômicas e ambientais, de maneira justa e solidária utilizando as tecnologias para o desenvolvimento comunitário por meio de propostas voltado ao negócio social.

O curso é dividido em dez módulos sendo dois por mês e carga horária de 20hs semanais, sempre de quinta a sexta-feira de 8hs às 12hs e aos sábados de 9hs às 12hs. A formação é destinada aos jovens das comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapinus.

A captação de alunos para formar novas turmas é realizada através de festivais chamados de “beiradões”, que tem como objetivo sensibilizar os jovens e lideranças locais sobre o empreendedorismo de negócios sociais.

Ao final do curso os jovens elaboram propostas e defendem diante de uma banca composta por especialistas, chamado de PITCH. As melhores ideias recebem um prêmio em forma de apoio financeiro do Fundo Sementes, doado pela Fundação Telefônica e cuja gestão é feita pelo PSA. O apoio tem como intuito incentivar os alunos durante o curso. A ideia selecionada é acompanhada até a sua implementação.

Projetos Relacionados