Rede Mocoronga

Educação e Comunicação

Poucas iniciativas permitem que a Amazônia seja apresentada pelos próprios moradores da região. Esse é um dos principais objetivos da Rede Mocoronga, capacitar jovens como repórteres comunitários para a produção de programas de rádio, vídeos, jornais locais e conteúdos para internet. Eles alimentam a circulação de informações e campanhas educativas, difundindo a realidade e a cultura regional.

A educomunicação da Rede Mocoronga busca construir de forma dialógica com os jovens. As iniciativas e ações desenvolvidas criam oportunidades de aprendizados cuja finalidade é a construção de um pensamento transformador e critico da realidade no qual estão inseridos, contribuindo por desenvolver seus potenciais, valorizar sua identidade cultural e fazendo com que se tonem protagonistas da ação.

A rede é organizada por meio de sucursais comunitárias, que são grupos locais de jovens repórteres presentes nas escolas e comunidades que ganham nomes e formas de gestão próprias. O PSA é responsável pelo acompanhamento pedagógico, aprimoramento e apoio na difusão do material produzido.

Projetos Relacionados